Ainda que não seja possível zerar o risco para câncer de mama, alguns hábitos saudáveis podem ajudar a preveni-lo. Saiba mais!
Recentemente, trouxe para vocês em meu blog os diferentes tipos de câncer de mama e suas características. Para dar sequência aos seus estudos sobre o tema, dessa vez decidi trazer um conteúdo com alguns dos principais hábitos saudáveis que ajudam na prevenção do câncer de mama.
Afinal, ainda que não seja possível zerar o risco para essa neoplasia, sempre é possível se prevenir de forma a reduzir o risco do seu desenvolvimento.
De acordo com um estudo elaborado pela Coordenação de Prevenção e Vigilância (Conprev) do INCA, cerca de 13% dos casos de câncer de mama no Brasil (aproximadamente 8 mil ocorrências) poderiam ser evitados pela redução de fatores de risco relacionados, especialmente, ao estilo de vida.
Vamos entender mais sobre esse assunto? Continue acompanhando!
Adote esses hábitos saudáveis ao longo da sua rotina!
Como médico mastologista, é meu papel conscientizar o máximo de mulheres possível em relação aos hábitos que ajudam na prevenção do câncer de mama.
A seguir, separei alguns dos principais que você pode (e deve) adotar ao longo da sua rotina; confira.
Alimentação saudável
De acordo com o INCA, um em cada três casos de câncer de mama poderiam ser evitados se a alimentação saudável fizesse parte do dia a dia das pessoas.
Uma alimentação rica em frutas, legumes, verduras, sementes, cereais integrais e pobre em alimentos ultraprocessados também é importante na recuperação de pacientes diagnosticados com a neoplasia na prevenção da recidiva e para evitar o desenvolvimento de outras doenças.
Peso corporal
Manter o peso corporal adequado é uma das principais formas de prevenir o câncer de mama.
O excesso de peso provoca um estado de inflamação crônica no corpo, uma vez que o sistema imune tem que se preparar para conter o excesso de gordura.
O problema é que esse mecanismo de sistema de defesa do corpo pode acabar atacando células saudáveis e contribuindo para o crescimento celular desordenado, ou seja, o câncer.
Bebidas alcoólicas
O consumo de bebidas alcoólicas, independentemente de qual seja, pode aumentar o risco de alguns tipos de câncer, entre eles o de mama.
O risco, logicamente, é proporcional à quantidade de álcool consumida, podendo aumentar ainda mais para aquelas pessoas que bebem e fumam concomitantemente.
Exames mamários
A realização periódica de exames mamográficos é importante para o rastreamento e detecção precoce da doença.
O câncer de mama pode ser detectado em fases iniciais em grande parte dos casos, aumentando assim a possibilidade de tratamentos menos agressivos e com taxas de sucesso satisfatórias.
Manter essa rotina de hábitos saudáveis que ajudam na prevenção do câncer de mama não significa que a paciente estará livre de contrair a doença, pois diversos outros fatores podem influenciar no seu desenvolvimento, tal como a genética e hereditariedade.
Contudo, sem dúvidas, os hábitos acima citados são extremamente importantes para garantir uma boa qualidade de vida e bem-estar. Adote esses hábitos e pratique o amor-próprio!