Mastologista: você sabe o que faz este profissional e quando é importante procurá-lo?

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
Telegram

O ginecologista, todos sabemos, é um dos especialistas importantes para as mulheres que desejam manter a saúde em dia. Mas, quando o assunto é a saúde das mamas, você sabe que profissional deve procurar? Se você respondeu “mastologista”, acertou!

Mas você sabe o que faz um mastologista, o que envolve o seu trabalho, qual a sua importância para a saúde de mulheres (e homens) e quando devemos procurá-lo? Acompanhe este artigo, pois aqui vou te explicar tudo sobre esta especialidade tão importante. 

O que é mastologia?

Especialidade médica que estuda, diagnostica e trata doenças das mamas,  o médico mastologista deve realizar uma graduação de medicina para depois fazer residência médica em ginecologia e obstetrícia ou cirurgia geral e, finalmente, poder cursar e se especializar em mastologia. 

Eu, Dr. Fabricia Morales Farias, por exemplo, sou especialista em ginecologia, obstetrícia e mastologia, com qualificação em cirurgia reconstrutiva mamária e cirurgia oncoplástica.

O médico mastologista é, portanto, o responsável pela saúde das mamas. É este profissional que estuda, diagnostica e indica tratamentos para doenças relacionadas às glândulas mamárias, tal como o câncer de mama.  

Mas afinal, que tipo de doenças o mastologista pode identificar e tratar?

Reconstrução mamária

A reconstrução mamária é uma cirurgia plástica reparadora, que pode ser realizada após a retirada da mama em decorrência do tratamento contra o câncer. A grande maioria das mulheres que passam pela mastectomia tem indicação para a reconstrução. 

Cirurgia conservadora da mama

A cirurgia conservadora da mama é um procedimento para retirar o tumor com uma margem de segurança, preservando a maior parte possível da mama. Alguns tecidos e linfonodos saudáveis ​​adjacentes também são geralmente removidos.

Mastectomia

A mastectomia é uma solução para tratar o câncer de mama que consiste na retirada cirúrgica de toda a mama. Este procedimento pode ser realizado quando a mulher não pode ser tratada com cirurgia conservadora que pouparia a maior parte da mama.

Oncoplastia mamária

A oncoplastia mamária representa um conjunto de técnicas de operação oncológica nas mamas. O procedimento está relacionado a técnicas de cirurgia plástica, cujo emprego é focado no tratamento do câncer de mama.

Nódulos e assimetrias

São distúrbios causados, em sua grande maioria, por mudanças hormonais. Os nódulos, são como caroços com uma consistência firme. Já a assimetria mamária são alterações da mamografia caracterizadas por seios de tamanhos diferentes. 

Ginecomastia

A ginecomastia é um distúrbio que ocorre no homem caracterizado pelo aumento das mamas, devido ao excesso de tecido da glândula mamária que pode acontecer devido a um desequilíbrio nos níveis de hormônios.

Quando é necessário procurar esse tipo de especialista?

Sempre que houver algum tipo de alteração nas mamas, independente de idade e sexo, é indicado procurar um especialista em mastologia. 

Além disso, a Sociedade Brasileira de Mastologia orienta que a partir dos 40 anos, as mulheres realizem o exame de mamografia, além de visitar o mastologista anualmente. Mas, em casos de sujeitos nos grupos de risco, esse intervalo deve ser menor.

Agora que você já sabe o que faz um mastologista, não deixe de manter a saúde das suas mamas em dia. A prevenção faz toda a diferença quando se deseja viver com mais saúde e qualidade de vida.

Assuntos Relacionados

medicina-preventiva

Medicina Preventiva 

Aliada ao combate do câncer de mama Indo além do diagnóstico e do fornecimento de tratamentos adequados, a medicina preventiva é uma vertente da área

Leia mais »