Aliada ao combate do câncer de mama
Indo além do diagnóstico e do fornecimento de tratamentos adequados, a medicina preventiva é uma vertente da área médica que visa melhorar a qualidade e a longevidade do paciente de forma integrada.
Essa é uma das vertentes de atendimento, inclusive, que eu ofereço aos meus pacientes.
Essa modalidade médica propõe a união da saúde do corpo e da mente, impactando de forma positiva na vida de pacientes como um todo.
A proposta humanizada do cuidar visa impedir o surgimento de patologias mamárias como os diferentes tipos de câncer de mama.
Entretanto, esse conceito moderno visa ainda a identificação de fatores de risco e atuação de forma efetiva para impedir que sejam desencadeados quadros de outras doenças.
Vamos entender mais sobre esse assunto? Acompanhe!
O que é a medicina preventiva?
Trata-se da união de iniciativa por parte de um grupo multidisciplinar de profissionais com o intuito de promover saúde aos pacientes atuando de forma assídua na prevenção de doenças e impedindo a evolução de complicações já instaladas.
Outra vertente da medicina integrativa está na indicação e incentivo da promoção de hábitos saudáveis, o que inclui a prática de exercícios físicos, alimentação adequada, melhora do sono, diminuição do estresse, entre outros.
As estratégias dessa medicina podem ser divididas em três, sendo elas:
- Prevenção primária: monitoramento dos fatores de risco com o objetivo de evitar o surgimento de doenças;
- Prevenção secundária: diagnóstico precoce de doenças para um tratamento imediato. Seu objetivo é identificar doenças em seus estágios iniciais para ser possível tratá-las com rapidez ou, em casos extremos, seja possível pelo menos a atenuação dos sintomas;
- Prevenção terciária: quando o paciente já está doente e sintomático, a prevenção terciária age para minimizar seus efeitos negativos e garantir o melhor tratamento possível. Em outras palavras, trata-se do controle do avanço da doença em um paciente.
Respeito à medicina e ao paciente
É importante enfatizar que a medicina preventiva não tem como intuito desmerecer o tradicionalismo médico.
A intenção é que, ao invés de tratar do indivíduo já doente, como geralmente ocorre, ela passe a evitar o surgimento de determinadas patologias, como o câncer de mama, promovendo assim melhora na qualidade de vida e longevidade.
Para mim, a medicina preventiva pode ser resumida em alguns princípios, sendo que os principais estão elencados abaixo; confira.
- Apoio mútuo e fortalecimento do vínculo entre médico e paciente;
- Uso do que há de mais moderno na ciência para promover saúde;
- Utilização de novos paradigmas da medicina;
- Emprego da metodologia menos invasiva e de métodos naturais;
- Atenção completa e integral ao paciente.
Na prevenção e combate ao câncer de mama, para além da atuação do mastologista, é importante a parceria com profissionais de outras especialidades, entre eles, oncologistas, nutricionistas, psicólogos, ginecologistas, radiologistas, entre tantos outros.
Por isso, a efetividade do combate a essa neoplasia maligna é o resultado dos esforços de muitas mãos que se dedicam a cuidar e promover qualidade de vida.
Gostou deste conteúdo? Me siga nas redes sociais para se manter sempre atualizado!