Quando chega o mês de outubro, os consultórios médicos – assim como escolas, pontos comerciais, etc. – ganham detalhes cor-de-rosa em sua decoração. Profissionais das mais diversas áreas, como os da saúde e da educação, usam uma fitinha rosa em forma de laço. E as redes sociais abrem espaço para uma importante campanha de prevenção do câncer de mama.
Este é o Outubro Rosa. Uma campanha que visa levar conhecimento sobre o câncer de mama à população, somando esforços a luta diária e constante de médicos mastologistas e ginecologistas.
Mas você sabe exatamente o que é o Outubro Rosa, como surgiu a sua história e qual a verdadeira importância desta campanha?
Neste artigo abordaremos os principais aspectos dessa campanha e como ela ajuda na conscientização sobre o câncer de mama. Continue sua leitura!
O que é o Outubro Rosa?
Desde os anos 90, o mês de outubro é conhecido mundialmente como o período reservado especialmente para a campanha de prevenção e diagnóstico do câncer de mama. O grande objetivo deste movimento é compartilhar informações sobre essa doença e, mais recentemente, sobre o câncer de colo de útero também.
Ademais, esta mobilização também visa à disseminação de dados preventivos e ressalta a importância de olhar com atenção para a saúde, além de lutar por direitos como o atendimento médico e o suporte emocional, garantindo, desta forma, um tratamento de qualidade a todas as mulheres diagnosticadas com a doença.
Durante o mês, diversas instituições abordam o tema para encorajar mulheres a realizarem seu autoexame e exames como a mamografia.
Como surgiu a campanha?
A campanha do Outubro Rosa foi organizada pela Fundação Susan G. Komen for the Cure, onde a empresa distribuiu laços rosas aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada na cidade de Nova York por aqueles que venceram o câncer de mama
O movimento ganhou força em 1997, quando as cidades de Lodi e Yuba, nos Estados Unidos, criaram atividades com o objetivo de realizar o diagnóstico e prevenção do câncer de mama. Assim, o mês de outubro foi escolhido como período oficial das ações em prol da causa.
No Brasil, a primeira iniciativa marcante ocorreu em São Paulo no dia 2 de outubro de 2002, quando o Obelisco do Ibirapuera foi iluminado com a cor rosa. Mas, foi somente após o aumento do acesso aos recursos de tecnologia, que a campanha tomou força impulsionada pelas redes sociais e apoio de grandes instituições e celebridades que abraçaram a causa.
As contribuições do Outubro Rosa
De acordo com dados do Ministério da Saúde, amplamente divulgados na mídia, o sucesso da campanha Outubro Rosa foi tão grande que aumentou em 37% o número de mamografias realizadas no país.
E se antes existia uma crença de que a mamografia gerava dor intensa; Hoje, por meio do movimento, a conscientização quanto à doença se espalhou pelo Brasil e, a cada ano, aumenta o número de pessoas que buscam se prevenir e receber um diagnóstico precoce.
Empresas e segmentos de saúde estão mais integrados às propostas das políticas públicas em prol da disseminação do conhecimento sobre o câncer de mama. Com isso, a campanha trouxe resultados positivos ao aperfeiçoar serviços de diagnóstico, prevenção e tratamento para a redução da mortalidade.
O diagnóstico precoce do câncer de mama salva vidas!
Você sabia que o diagnóstico precoce aumenta em 90% as chances de cura da doença e possibilita que a pessoa leve uma vida com qualidade?
Há algumas formas de se detectar o câncer de mama, sendo uma delas o exame de toque. Portanto, cultive o hábito de examinar suas mamas buscando por irregularidades, como: irritações, inchaços, vermelhidão, dores, secreções, etc.
Tão importante quanto o exame de toque, também é a realização da mamografia, que é o principal exame para a detecção precoce do câncer. No Brasil, a recomendação da mamografia é anual para mulheres a partir dos 40 anos de idade, de acordo com a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO), a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM).
O câncer de mama é uma condição desafiadora e é consenso entre os mastologistas que a mamografia associada a exames clínicos das mamas é a melhor estratégia de prevenção da doença. Lembrando que o exame deve ser realizado anualmente.
Neste Outubro Rosa cuide de você e daqueles que você ama compartilhando este conteúdo em suas redes sociais e apoie essa campanha pela vida. E, claro, não deixe de fazer sua consulta anual com o seu mastologista, lembre-se: a prevenção é sempre o melhor caminho!